quarta-feira, 2 de março de 2011

Ypês e Martinho Prado ganham bases da Guarda. Paulinho anuncia mais 2 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Bira Mariano   
Dom, 27 de Fevereiro de 2011 12:31

Duas bases comunitárias de segurança foram inauguradas neste último final de semana pelo prefeito Paulo Eduardo de Barros, o Dr. Paulinho (PV), em Mogi Guaçu. As bases ficarão sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM) e uma delas está instalada na rotatória de acessão à região dos Ypês, zona norte do município. A outra fica localizada no distrito de Martinho Prado Júnior. O projeto de ambas foi desenvolvido pelo Planejamento e pela secretaria de Obras da administração.

São as primeiras unidades de um novo tipo de policiamento comunitário que a atual gestão está implementando na cidade. A construção de outras duas bases, no bairro Santa Terezinha, zona leste, e na Zona Sul (provavelmente no entorno do Hospital Municipal - HM), foi anunciada pelo prefeito guaçuano durante evento realizado na manhã do último dia 26, no Ypê 1.

As bases foram construídas a partir de solicitações da população durante reuniões do Orçamento Participativo (OP), em 2009, no primeiro ano de mandato do atual prefeito do Partido Verde, que deve concorrer à reeleição em 2012. O fato foi lembrado pelo secretário de segurança Pública, Marcos Tuckumantel, capitão da Polícia Militar e especialista em segurança.


“À época, as pessoas pediam um posto avançado da GCM. Porém, uma sede pura e simplesmente não iria adiantar nada”, afirmou. “Seria preciso colocar uma nova forma de policiamento comunitário, humano com as pessoas de bem e rigoroso com os bandidos”, continuou explicando. “Este é o nosso sonho e será nossa realidade desde agora”, realçou Tuckumantel.

VÍDEO – clique AQUI e veja parte do discurso do prefeito Dr. Paulinho na inauguração da base da GCM na região dos Ypês


CHOQUE DE GESTÃO

Para Marcos Tuckmantel, os investimentos que estão sendo realizados atualmente na GCM são oriundos do “choque de gestão” promovido pelo prefeito de Mogi Guaçu. “Entretanto, estes investimentos não contemplam apenas os recursos aplicados na parte material, mas especialmente no capital humano da corporação, que hoje trabalha motivada como há anos não se via”.

As duas bases têm cerca de 50 metros quadrados e tiveram custo estimado em R$ 130 mil. Foram construídas com recursos próprios da prefeitura. As unidades são dotadas de rádio-comunicador, vidros blindados e salas de operações. Em cada uma vão atuar três guardas municipais, sendo que um ficará em constante ronda pela região atendida. Outros dois guardas ficarão no suporte, segundo explicou Tuckumantel.  As duas bases estarão equipadas com carros-patrulha novos. Neste ano, a prefeitura vai destinar cinco veículos zero quilômetro para a GCM. Outros seis, de acordo com Dr. Paulinho, estarão à disposição da Corporação em 2012.

O prefeito confirmou que o objetivo é trabalhar em parceria com a comunidade. Ele salientou que a humanização é a nota principal do policiamento comunitário. “É a Guarda atuando em conjunto com a comunidade”, esclareceu. “Não poderia ser de outra forma. É ouvir a população e investir naquilo que ela mais precisa”. “As bases de segurança é a concretização do nosso plano de governo: governar agindo com os moradores dos bairros”, afirmou Paulinho Barros à reportagem do Correio do Povo.


 
QUALIDADE DE VIDA

O presidente da Câmara, vereador Celso Luiz (PV), parabenizou os investimentos da prefeitura para o bem estar e a qualidade de vida dos guaçuanos. Ele ressaltou que se sentia duplamente feliz com a inauguração da base na região dos Ypês. “No primeiro ano de mandato como vereador, encaminhei ao prefeito uma indicação para a construção da base”, lembrou. “Hoje é a realização dos anseios da população e um dia realmente especial para mim”. “Parabéns à atual gestão que não mede esforço para dar qualidade de vida para os moradores da nossa cidade”.

As bases comunitárias fazem parte de um projeto de policiamento diferenciado que envolve a participação da população. Não deixará de adotar medidas ostensivas de segurança quando forem necessárias. O projeto é pioneiro e leva em consideração as necessidades dos bairros em cuja região onde a unidade está instalada.

A base dos Ypês terá o nome do guarda municipal Joaquim Osmar Prado, morto durante ação em 27 de setembro de 1985. Uma homenagem ao GCM foi realizada com a entrega de presentes à mãe de Prado, além do descerramento da foto que ficará fixada na unidade da zona norte.


“Na minha administração, não esperem eu dar nomes de parentes meus a órgãos públicos”, observou Dr. Paulinho. “Irei homenagear os funcionários municipais que tanto trabalham em favor do desenvolvimento da nossa cidade”, conclui o prefeito de Mogi Guaçu  

Em tempo: a base da GCM na região dos Ypê está instalada na Avenida Bandeirantes em frente à rotatória de acesso ao Ypê 1. Em Martinho Prado, a unidade foi construída na Avenida Júlio Fernandes em frente à praça central da

Nenhum comentário:

Postar um comentário